O palco do programa “Superação” na Band TV Rio foi agraciado com a presença icônica do Grupo Fundo de Quintal, um dos pilares do samba brasileiro, cuja trajetória musical iniciou-se no Rio de Janeiro na década de 1970.
Originado das tradicionais rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, o grupo composto por Bira Presidente, Ubirany e Sereno, fundado em 1961, solidificou-se ao longo dos anos como uma das maiores referências do gênero musical.
Com mais de 40 anos de história, o Fundo de Quintal é o expoente mais premiado e reconhecido do samba, levando a autenticidade do subúrbio carioca para além das fronteiras nacionais.
O grupo é uma verdadeira lenda do samba, cuja origem remonta à organização de rodas de samba na sede do Cacique de Ramos em um período que não coincidia com o Carnaval.
O Fundo de Quintal destacou-se pela inovação ao introduzir instrumentos então pouco usuais nas rodas de samba, como o banjo de 4 cordas com braço de cavaquinho, criado por Almir Guineto, o tantã por Sereno e o repique-de-mão por Ubirany. Esses instrumentos proporcionaram inovações harmônicas e percussivas notáveis ao samba.
Em 1978, a convite de Beth Carvalho, os integrantes do Fundo de Quintal participaram do álbum “Pé no Chão”, tornando-se um marco. Pouco depois, lançaram o álbum de estreia “Samba É No Fundo de Quintal”, apresentando uma formação com Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Neoci, Almir Guineto, Jorge Aragão e Sombrinha.
O grupo passou por mudanças de integrantes ao longo dos anos, lançando LPs que deram ainda mais visibilidade às composições de novos músicos como Arlindo Cruz e Cleber Augusto, além de destacar Guineto e Aragão em carreiras solo.
O sucesso comercial do Fundo de Quintal foi crucial para afirmar o movimento “pagode” como uma nova vertente do samba na década de 1980 na cena musical brasileira.
Apesar das mudanças na formação, o Fundo de Quintal manteve sua base forte e sólida, levando a qualidade da música brasileira para todo o mundo. Sua passagem pelo programa “Superação” foi uma celebração dos 40 anos de uma jornada marcada pela excelência e contribuição ímpar para o samba nacional.
Uma homenagem sincera e um profundo agradecimento ao Grupo Fundo de Quintal por sua inestimável contribuição e dedicação à música brasileira.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO:
- Legacy School celebra a Páscoa com valores cristãos e experiências significativas para os alunos
- Cláudia Peres e a arte de se reinventar com propósito em cada etapa da vida
- De um jantar entre amigos ao sucesso nas estradas: conheça a Be Happy Tour
- Neymar age contra garota de programa após escândalo
- “Lutando hoje, agora e aqui”, diz Preta Gil sobre tratamento do câncer